Sustainable buildings and green building certifications

Ajudamo-lo a obter a certificação de construção ecológica

Os edifícios são o setor de maior consumo energético no mundo. Sendo responsáveis por mais de um terço do consumo de energia total final, são uma fonte igualmente importante de emissões de dióxido de carbono (CO2). Fazer a transição para edifícios sustentáveis na era das alterações climáticas é fundamental para chegar a bom porto e concretizar o cenário das zero emissões líquidas até 2050 e, mais uma vez, é necessário evidenciar as credenciais "verdes" de um edifício.

O que é uma certificação de construção ecológica?

Uma certificação de edifícios ecológicos é um programa ou sistema de classificação que reconhece edifícios concebidos, construídos e operados de forma ambientalmente sustentável. Estes programas avaliam os edifícios com base numa variedade de critérios, incluindo a eficiência energética, o consumo de água, a qualidade do ambiente interior, a seleção de materiais e a sustentabilidade do local.

Edifícios residenciais sustentáveis

Principais certificações de construção ecológica

BREEAM

A Building Research Establishment Environmental Assessment Method foi fundada originalmente no Reino Unido, mas tem atualmente uma abrangência global.

LEED

O Leadership in Energy and Environmental Design é o sistema de classificação de edifícios ecológicos mais amplamente reconhecido e utilizado.

DGNB

Deutsche Gesellschaft für Nachhaltiges Bauen é um sistema alemão de avaliação de edifícios ecológicos que tem ganho reconhecimento internacional desde que foi lançada, em 2007.

WELL

WELL é uma certificação de edifícios ecológicos baseado nos EUA que se foca exclusivamente na saúde e no bem-estar dos utilizadores dos edifícios.

HQE

HQE é um sistema francês de certificação de edifícios ecológicos, amplamente utilizado em França e noutros países francófonos.

HQM

Home Quality Mark é uma certificação de edifícios ecológicos para casas no Reino Unido.

Obter a certificação de construção ecológica

A integração de certificações de construção ecológica num projeto de construção exige uma abordagem deliberada e sistemática e um certo grau de organização. A exposição que se segue pode variar consoante as certificações, mas constitui uma perspetiva geral interessante dos passos a seguir.

  1. Aconselhe-se com um consultor especializado em sustentabilidade.
  2. Escolha a certificação de construção ecológica adequada para o seu projeto.
  3. O responsável pela sustentabilidade iniciará, então, o processo de certificação.
  4. Reúna uma equipa de projetos composta por profissionais, para garantir que todos estão cientes das metas e objetivos do projeto.
  5. Desenvolva um plano/programa de sustentabilidade que delineie as medidas que irá tomar para cumprir os critérios da certificação de edifícios ecológicos escolhida.
  6. Peça a um consultor de sustentabilidade para fazer a revisão do seu projeto no final de cada fase.
  7. Na maioria das certificações, é entregue um primeiro certificado no final da fase de design.
  8. Durante a fase de construção, implemente práticas de construção sustentáveis.
  9. No final da fase de construção, é entregue o certificado final.
  10. Assim que o edifício estiver pronto, é possível tentar obter outros tipos de certificações que abranjam a fase de utilização.

O período de tempo necessário para obter a certificação de construção ecológica pode variar. Habitualmente, os certificados relacionados com a Fase de Design são obtidos alguns meses após o fim dessa fase. Os certificados da Fase de Construção podem ser obtidos alguns meses após a conclusão do edifício.

Edifícios comerciais sustentáveis

Como é que o pavimento da Tarkett pode contribuir?

O pavimento desempenha um papel importante na certificação de um edifício ecológico, porque constitui uma parte significativa do interior do edifício. Os pavimentos da Tarkett podem contribuir para a certificação através das seguintes características:

  • Redução de resíduos através do nosso programa ReStart, que promove a reciclagem de mosaicos de alcatifa, linóleo ou vinílico*. Isto significa que menos resíduos são enviados para aterros ou incineração e que há menos emissões de carbono.
  • A utilização de ingredientes sustentáveis reciclados, renováveis ou de origem biológica.
  • Melhor qualidade do ar interior graças a produtos com um baixo nível de emissões de compostos orgânicos voláteis (COV) e formaldeídos. 
  • Melhor conforto acústico e visual.
     

Escolher o pavimento sustentável da Tarkett e seguir as melhores práticas pode contribuir para a sustentabilidade global e para a certificação de construção ecológica de um edifício.

*Pavimentos homogéneos (pós 2011), iD Square (pós 2018), coleções LVT de encaixe, vinílico heterogéneo autoportante e em rolo (instalação sem cola abaixo de 50 metros quadrados).

Person working in an open space office fitted with carpet tiles
open plan office fitted with carpet tiles

Cartões informativos de construção ecológica da Tarkett

O nosso cartão informativo de construção ecológica reúne informações sobre a reciclabilidade, as emissões de COV e de formaldeído e a pegada de carbono total dos nossos principais produtos, juntamente com o seu potencial contributo para a certificação ecológica dos edifícios.

Estes dados são relevantes para os seguintes programas de certificação: BREEAM, LEED, DGNB, WELL, SKA Rating, HQE, Greenstar, MILJO, NF HABITAT HQE e HQM.

.

Para saber mais sobre os Cartões Informativos de Construção Ecológica da Tarkett e tirar o máximo partido dos mesmos, consulte o nosso Guia, que o orienta quanto ao contributo dos nossos pavimentos para as certificações de construção ecológica.

Artigos relacionados

Procura produtos circulares?

A Seleção Circular reúne coleções que apresentam um design ecológico, tendo em mente a circularidade e a reciclagem no fim do ciclo de vida útil.

Pretende calcular a sua pegada de carbono?

Calcule a sua pegada com a nossa calculadora de carbono e veja como pode reduzi-la através da reciclagem.

Acredite no que conseguimos provar.

Reivindicar a utilização de "bons materiais" implica ter de apresentar os respetivos comprovativos. Total transparência da nossa parte significa tranquilidade para si.