Mosaicos de alcatifa que mostram o revestimento acústico de DESSO SoundMaster

Alcatifa com base acústica

DESSO SoundMaster

Menos ruído equivale a maior produtividade no trabalho.

Ambientes mais silenciosos evitam a ocorrência de problemas de saúde1, reduzem os níveis de stress e melhoram a concentração. Isto é especialmente importante em escritórios com uma configuração “open space” em que as pessoas precisam de um espaço que proporcione silêncio para concentração, bem como uma comunicação aberta, e que seja adequado tanto para conversas privadas como para reuniões de grande dimensão.

O ruído adicional derivado de fatores externos como o trânsito, o aquecimento, o ar condicionado e equipamentos faz com que seja difícil os responsáveis pela gestão atingirem o nível ideal de ruído no interior dos edifícios2. É por isso que uma boa absorção do som e um bom isolamento acústico são tão importantes. E a melhor opção é uma das nossas bases acústicas para alcatifa SoundMaster, que possuem um design especializado e são mais rentáveis quando comparadas com as alternativas habitualmente mais dispendiosas, como tetos, paredes e painéis.

A Tarkett levou a cabo uma pesquisa junto de mais de 12 000 funcionários de escritório em toda a Europa, que revelou que o ruído continua a ser uma das preocupações mais prementes no escritório.

Um escritório com pavimento de mosaico com uma mulher e um homem a falar numa mesa

Bases DESSO SoundMaster

DESSO SoundMaster

Esta base de feltro é composta por 100% poliéster (com 80% de conteúdo reciclado) e oferece propriedades avançadas de isolamento e absorção acústica.

DESSO SoundMaster Thrive

Esta é a primeira base SoundMaster 100% reciclável; quando utilizada em conjunto com uma coleção de mosaicos de alcatifa com certificação Cradle to Cradle®, permite manter o nível de classificação do produto global

DESSO SoundMaster Lite

Esta base SoundMaster oferece um excelente desempenho acústico e é composta por 100% poliéster (com 80% de conteúdo reciclado).

Porquê escolher uma base acústica?

A ligação entre o ruído no escritório e o stress dos funcionários não é novidade, sendo explorada em estudos há já várias décadas. Um desses estudos, a pesquisa do padrão de referência para escritórios realizada pela Leesman, na qual participaram mais de 500 000 inquiridos em todo o mundo, demonstra de forma consistente que o ruído ocupa o sexto lugar na lista de características mais valorizadas pelos funcionários no local de trabalho, surgindo depois de fatores como secretárias/cadeiras, salas de reunião, luz natural e climatização. A seguir à climatização, o ruído continua a ser o elemento mais importante para os funcionários de escritório, entre os quais apenas 31% indicam estarem satisfeitos com os níveis de ruído atuais no respetivo local de trabalho.

A base DESSO SoundMaster oferece um valor de isolamento do ruído de impacto (∆Lw) de +8 dB e a DESSO SoundMaster Lite e a DESSO SoundMaster Thrive apresentam-se com +5 dB acima do valor standard3. Em geral, a alcatifa reduz o impacto do ruído entre 20 e 30 decibéis4.

As bases acústicas DESSO SoundMaster alcançam uma melhoria no desempenho de aborção acústica de até +0,15 (αw), o equivalente a uma melhoria de até 100% em comparação com os designs de alcatifa standard (valor αw entre 0,15 e 0,20)5.

 

Fazer escolhas conscientes. Para as pessoas e o planeta.
Tarkett Human-conscious DesignTM

Comparar as bases DESSO SoundMaster

Tabela explicativa das diferenças entre as várias bases SoundMaster

1) Fonte: ‘Environmental Noise and Health in the UK’, Health Protection Agency, p.57-58, ‘Noise in figures, European Agency for Safety and Health at Work’, p.70-73
2) De acordo com a Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho, o nível de ruído recomendado é de 30-45 dB(A), enquanto mesmo em escritórios "silenciosos" o nível médio de ruído está frequentemente entre 40-45 dB.
3) Testes realizados no SWA (Schall- und Wämemessstelle Aachen GmbH), um instituto de testes, consultoria e planeamento técnico na área da acústica e do aquecimento.
4) A título de comparação: as outras soluções de pavimento (não alcatifa) oferecem, em geral, um valor entre 5 e 10 dB.
5) A título de comparação: as outras soluções de pavimento (não alcatifa) oferecem, em geral, um valor entre 0,05 e 0,10.

Conteúdo relacionado