
À procura do ouro na ação climática: a história por trás da inovação na reciclagem PVB
Como o aumento da população global e a pressão que isso coloca nos recursos finitos do nosso mundo, criar valor a partir do desperdício está a tornar-se cada vez mais importante. E, com uma preocupação crescente à volta do impacto do desperdício de plástico no ambiente, existe uma necessidade urgente em descobrir novas formas de reciclar diferentes tipos de plástico.
Na Tarkett, conduzimos a colaboração para descobrir inovações pioneiras para reciclar materiais previamente não-recicláveis, ajudando a manter os materiais em uso durante o máximo de tempo possível, prevenir o desperdício e conservar os recursos naturais. Aqui está a história por trás de como começámos a utilizar PVB reciclado no nosso pavimento.
O que é PVB?
Desenvolvido nos anos 1930, a resina de polivinil butiral (PVB) é um filme de plástico duro, claro, adesivo e resistente à água. O PVB é usado primariamente como uma matéria-prima para vidro de segurança laminado em edifícios e nos pára-brisas dos carros, com estas aplicações a representarem 33% e 60%* do consumo geral, respetivamente. Pode ser usado também em painéis solares fotovoltaicos. Com a procura por carros, edifícios e painéis solares a aumentar, prevê-se o crescimento do consumo global de PVB numa taxa anual média de 4%**.
Ainda assim, até recentemente, não havia solução para recuperar PVB quando ele atingisse o fim de vida. Tornava-se simplesmente desperdício, o seu valor era perdido para sempre. Até empresas inovadoras começarem a desenvolver soluções inovadoras.

A new PVB recycling solution
Os especialistas em engenharia e reciclagem dos nossos fornecedores desenvolveram um processo de tratamento para limpar e reciclar PVB pós-uso, transformando este material que um dia era não-reciclável, numa matéria-prima de alta qualidade e que pode ser usada pelas indústrias automóvel, de construção e de plástico. Em 2013, estabeleceu-se uma empresa em França, avançando com um acordo com o governo francês, para reciclar 20.000 toneladas de PVB anualmente (de pára-brisas velhos e vidros de construção): aproximadamente um terço do PVB disponível para reciclagem na Europa. A fábrica tem uma capacidade de produção de 15.000 toneladas de PVB pós-consumidor com a ambição de alcançar 20.000 toneladas no futuro.
E como funciona?
O nosso fornecedor recebe desperdícios de PVB laminado de fábricas europeias de reciclagem de vidro que, de outra forma, iriam ser mandadas para aterros. Nas suas instalações de França, a equipa utiliza equipamento especializado para separar quaisquer materiais não-PVB (tais como metais, madeiras ou vidros), mandando-os para serem reciclados em instalações de reciclagem de confiança. o filme PVB é, então, limpo, extrudido e filtrado até partículas de 150 mícrones, removendo assim todas as impurezas antes de serem transformados em pellets de PVB, prontos a serem utilizados em novos produtos.

Collaborating to integrate recycled PVB into Tarkett flooring
A nossa parceria com este fornecedor começou em 2014 enquanto desenvolvíamos o nosso produto iD Revolution. E agora integramos PVB reciclado, tanto nos nossos mosaicos resilientes modulares iD Revolution, como no nosso pavimento Ethos® Modular com Tecnologia Omnicoat™.
A trabalhar em proximidade com a equipa do nosso fornecedor, conduzimos testes durante quatro anos para assegurar uma alta qualidade e fórmula consistente do produto, que fosse ao encontro dos nossos rigorosos critérios ambientais e de qualidade, incluindo níveis muito baixos de COVs. Também verificámos as credenciais de eficiência e sustentabilidade da produção da Hainauts. Assim que ficámos satisfeitos com os resultados, conseguimos submeter o produto para aprovação.
Mais importante, PVB reciclado tem uma pegada de carbono 25 vezes inferior à de PVB virgem, por isso, ajuda-nos a reduzir a nossa pegada ambiental e a melhorar a saúde material dos nossos produtos.

Apresentando o iD Revolution, um pavimento modular resiliente, com certificado Gold pela Cradle to Cradle™, feito a partir de materiais reciclados
O iD Revolution conseguiu um nível Platinum Cradle to Cradle® para saúde de material. Mais de 83% dos materiais usados para fazer o iD Revolution são reciclados, minerais ou bio-fornecidos, ajudando a conservar os recursos naturais. Isto inclui 24% de PVB reciclado, 11% de bioplástico (PLA) e 49% de giz, um mineral encontrado em abundância na natureza.
Criar espaços amigos das pessoas com alcatifa Ethos® Modular com Tecnologia Omnicoat™
A Ethos® Modular com Tecnologia Omnicoat™ é uma solução de pavimento suave de superfície de alta qualidade, feita a partir de materiais seguros, saudáveis, incluindo 33%*** de PVB reciclado, todo ele de pós-consumidor. A Ethos® tem um certificado™ Silver pela Cradle to Cradle, com todos os seus ingredientes rigorosamente avaliados por terceiros para assegurar que o pavimento não contém substâncias cancerígenas, toxinas reprodutivas ou tratamento antimicrobianos, alinhados com o nosso compromisso de ajudar os nossos clientes a criarem espaços amigos das pessoas. O apoio 9tile da alcafita Ethos® é feito de PVB reciclado. De 2004 a 2019, reutilizámos perto de 23.000 toneladas de filmes de PVB de 28.2 milhões de pára-brisas. Tanto o iD Revolution como a Ethos® Modular com Tecnologia Omnicoat™ podem ser recolhidos através do nosso programa de recolha ReStart®, direcionando anualmente 3.300 toneladas de desperdícios de pavimento para as nossas instalações de reciclagem, prontos a serem transformados em matéria-prima para novos produtos.
*Fonte: Chemical Economics Handbook
**Fonte: Chemical Economics Handbook
***Para uma média de 20 onças de peso do fio por metro quadrado
Apenas outra forma de estarmos a
Fazer Bem. Juntos.
Leia mais sobre como estamos a fechar o ciclo no desperdício ou como reciclar pavimento ajuda a reduzir as emissões de carbono.