iQ Natural: Fechar o ciclo em PVC com materiais de base biológica

iQ Natural: Fechar o ciclo em PVC com materiais de base biológica

A Tarkett produz pavimento desde 1886 e os nossos materiais duram por várias gerações. A sustentabilidade e a criação de produtos de longa duração faz parte da nossa cultura. Enquanto continuamos a nossa jornada Cradle to Cradle®, estamos sempre a otimizar os nossos materiais, e procuramos criar um ciclo, através da utilização de materiais sustentáveis, que se podem voltar a ser ingredientes para novos produtos, quando o pavimento atinge o fim de vida. É exatamente isso que temos feito com a nova geração de pavimento vinílico iQ Natural - um pavimento altamente durável, projetado para respeitar a natureza, ao utilizar vinílico fabricado com biomassa renovável. É fabricado na nossa fábrica neutra em carbono na Suécia e é 100% reciclável. Resumindo, esta nova geração de pavimento oferece uma redução de 60% de emissões de gases de efeito estufa, quando comparada com outras soluções de pavimento equivalentes*. O iQ Natural contribui para a transição de matéria-prima fóssil para matéria-prima renovável, levando-nos a dar um passo em frente para uma sociedade circular e neutra em carbono.

A próxima geração de iQ Natural apresenta vinílico bio-atribuído feito a partir de biomassa renovável

A pavimentar o caminho para o ecodesign

Temos utilizado plastificante de base biológica no iQ Natural há muitos anos. A próxima geração de iQ Natural, lançada na primavera de 2020, é o resultado inovador, sendo o primeiro pavimento no mundo com vinílico bio-atribuído - BIOVYNTM - substituindo 100% da matéria-prima fóssil por biomassa renovável, feita sob os princípios de equilíbrio em massa. Esta biomassa vem de resíduos de madeira, sem competir com a produção de alimentos, e apresenta os mesmos padrões elevados que o nosso vinílico convencional.

"A nossa decisão de optar por vinílico bio-atribuído segue décadas de inovação para fabricar pavimento vinílico ainda mais sustentável", diz o Product Manager da Tarkett, Per Sternegård.

“O nosso fornecedor partilha da nossa visão circular para vinílico e, juntos, trabalhamos para a tornar realidade, com um foco central na identificação de uma fonte altamente sustentável de biomassa e evitando qualquer material ligado à produção de alimentos."

Toda a cadeia de fornecimento é certificada por terceiros, a Roundtable on Sustainable Products - RSB (Mesa Redonda sobre Produtos Sustentáveis)** para assegurar a sustentabilidade e credibilidade do produto final.

O processo de produção do iQ Natural usa resíduos florestais e eletricidade renovável

Acelerar a mudança para uma economia circular

A biomassa utilizada para o BiovynTM é obtida através dos princípios de equilíbrio em massa, o que é uma abordagem viável e acessível para promover a transição ecológica. Em termos práticos, isso significa que um certo volume de resíduos florestais é utilizado para BiovynTM, que é então misturado com matéria-prima convencional para combustíveis fósseis durante a produção. É por isso que o BiovynTM é bio-atribuído, significando que a base biológica é “atribuída” ao produto final. Asseguramos que a quantidade certa de biomassa é utilizada para produzir a quantidade equivalente de vinílico que utilizamos no iQ Natural. E mais, a biomassa pode ser utilizada no processo de produção do nosso fornecedor sem necessidade de ajustes.

Adicionalmente, a nossa fábrica de Ronneby, na Suécia, utiliza eletricidade renovável há muitos anos e, recentemente, atingiu poupanças anuais de CO2e estimada em 4000 toneladas, ao substituir dois queimadores de óleo por outros elétricos. Temos o objetivo de reduzir as nossas emissões de CO2 nos próximos anos. Podemos também poupar energia, reduzir emissões de carbono e conservar recursos naturais através da reciclagem de pavimento iQ Natural. Através do nosso programa europeu de recolha e reciclagem, ReStart®, podemos capturar tanto recorte de vinílico pós-instalação, como pavimento pós-consumidor, devolvendo-os à nossa fábrica Ronneby para limpeza e reciclagem em grãos de vinílico de alta qualidade para o novo iQ Natural.

O pavimento iQ Natural beneficia os clientes e é inspirado no compromisso de Human-Conscious Design da Tarkett

Oferecer múltiplos benefícios aos clientes

"A nossa nova geração de pavimento iQ Natural beneficia os nossos clientes de várias formas", diz Sternegård. "Primeiro, é altamente durável, oferecendo desempenho de longa-duração. É também fácil de manter, reduzindo significativamente os custos de ciclo de vida. Em adição a fechar o ciclo, também desenhámos o produto com o bem-estar em mente - com emissões de COVs muito baixas para uma qualidade do ar interior melhorada", continua. "E o foco combinado no bem-estar e ecoconcepção, inspirado pelo nosso compromisso Tarkett Human-Conscious DesignTM, permite aos clientes atingirem certificações de edifícios sustentáveis. e cumprir com a regulamentação em evolução."

Lançado primeiro em Estocolmo no início de 2020, o iQ Natural já recebeu feedback excecional de clientes e visibilidade global. Com base nisto, a Tarkett continua mais comprometida que nunca em inovar e fechar o ciclo.
Per Sternegård conclui: "Fechar o ciclo em produtos novos e já existentes é um passo em frente em direção a uma sociedade circular e neutra em carbono."

*Baseado na comparação com a Declaração Ambiental de Produto (DAP) de pavimentos homogéneos do Instituto Europeu de Fabricantes Resilientes de Pavimento (ERFMI).
**Padrão internacional de sustentabilidade para produção sustentável de materiais de base biológica, biomassa e biocombustíveis

Apenas outra forma de estarmos a
Fazer Bem. Juntos

Saiba mais sobre como estamos a fechar o ciclo em desperdício ou como reciclar pavimentos ajuda a reduzir as emissões de carbono.

Mais histórias sustentáveis

Coleções relacionadas