A Tarkett lança o seu Mapa Climático até 2030

A Tarkett lança o seu Mapa Climático até 2030

3 De Fevereiro De 2022

A Tarkett anuncia hoje o seu Mapa Climático até 2030, em alinhamento total com o Acordo Climático de Paris cujo objectivo é o limite global de aquecimento do planeta ao máximo de 1,5º C. A empresa entregará assim uma redução de 30% nos gases de efeitos de estufa em toda a sua cadeia de valor até 20301. Hoje, a organização independente Science Based Targets (SBTi) começou a avaliação e aprovação dos objectivos da Tarkett..

Os objectivos estabelecidos pela Tarkett até 2030 resultam directamente de:
- Emissões directas da produção das nossas fábricas, como por exemplo combustível, gás ou madeira usada nas nossas caldeiras (Scope 1).
- Emissões relacionadas com a energia adquirida (eletricidade, vapor, aquecimento e arrefecimento) utilizada no nosso negócio (Scope 2).
- Todas as outras emnissões indirectas ao longo da nossa cadeia de valor, incluindo as emissões dos nossos fornecedores na extração e transporte de matérias primas e emissões pós-utilização como a incineração no final do uso (Scope 3).

"Em conjunto com as nossas equipas, definimos objectivos consistentes com o Acordo de Paris", diz Arnaud Marquis, Director Sustentabilidade e Inovação da Tarkett. "Estamos agora a trabalhar de forma próxima com a SBTi para aferir e aprovar os nossos objectivos e acelerar o nosso contributo para um mundo neutro em carbono até 2050. Estes objectivos são extremamente desafiadores, uma vez que apenas 10% das nossas emissões estão ligadas aos nossos processos produtivos. Tudo o resto advém do uso de matérias primas e do tratamento e incineração dos produtos no final da sua vida. Estabelecer estes objectivos para toda a cadeia de valor é uma situação vencedora para todos - ajuda a reduzir as emissões de gases de efeito de estufa, as nossas e as dos nossos clientes. Temos uma importante responsabilidade para mudar o jogo na nossa indústria. Precisamos que todos os nossos parceiros e influenciadores se juntem a nós nesta jornada, assegurando uma transição rápida."

Ao longo da última década, a Tarkett reduziu as suas emissões de gases de efeito de estufa até 38% (Scope 1 e 2)2 e está agora a acelerar este progresso ao abrigo do Mapa Climático 2030. A empresa alcançou recentemente uma avaliação B pela plataforma CDP. Isto representa o segundo maior nível de maturidade que uma empresa pode alcançar nesta importante plataforma de desempenho climático, ilustrando o forte empenho das equipas da Tarkett envolvidas no Mapa Climático da Tarkett. As reduções de gases de efeito de estufa já estão a ser alcançadas através da eficiência energética obtida nas nossas unidades produtivas, aquisição de energias renováveis e produtos com design eco. Através do eco-design, as equipas da Tarkett estão a selecionar  e a utilizar materiais de uma elevada qualidade mas com uma pegada carbono reduzida. Esta abordagem baseada nos princípios do Cradle to Cradle® reduz a necessidade de matérias primas virgens reduzindo ao mesmo tempo a pegada de carbono da empresa. Como parte integrante da sua estratégia de economia circular, a Tarkett desenvolveu um programa dedicado de recolha e reciclagem chamado ReStart®. Este programa ajuda os nossos clientes a desviar o fim de vida dos pavimentos da incineração e aterro, assegurando a reciclagem e reduzindo a sua pegada de carbono.

A SBTi é uma parceria entre a CDP, a United Nations Global Impact, o World Resources Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF). Os objectivos da SBTi são concebidos por forma a manter o planeta dentro do seu orçamento global de carbono de modo a limitar o aquecimento global da temperatura e os efeitos das alterações climáticas. A indústria dos materiais de construção pode dar um contributo valioso na preservação de recursos e na mitigação do impacto climático, uma vez que representa cerca de 40% das emissões globais de efeitos de estufa (GHG) - produção, transporte e incineração -  e 60-70% do total de desperdício3.

--------------------
Nota para os editores:
1 Versus 2019, scope 1, 2 e 3
2 Entre 2010 e 2020, scope 1&2, valores absolutos em kg de CO2e
3 2019 Global Status Report for Buildings and Construction & International Energy Agency (IEA) & Eurostat)