Pavimento de vinílico comercial para ambientes de cuidados de saúde

iQ Granit e iQ Eminent, Fazer história

Fazer história

Para fazer história, é preciso fazer algo muito especial e com uma abordagem focada na vertente humana. Trata-se de um impacto que se mantém ao longo de anos, ou mesmo décadas, após o acontecimento. No mundo do design, poucos materiais tiveram um impacto tão duradouro como o nosso vinílico homogéneo, um material que mantém a sua relevância na atualidade. As coleções iQ Granit e iQ Eminent personificam o nosso compromisso para com as gerações presentes e futuras. Criar superfícies boas para as pessoas e para o planeta, realizando-o diariamente.

Este material humilde e versátil criado há 50 anos, rodeia-nos, cumprindo incomparavelmente a sua função em escritórios, hospitais, hotéis, fábricas e aeroportos. O vinílico homogéneo é um dos materiais dos quais se pode verdadeiramente dizer serem a concretização perfeita de função e estética. Com o mesmo desempenho imbatível, a multifuncionalidade única, um novo design, novas cores e credenciais de sustentabilidade de topo. Fazemos história reinventando a história.

 


 

Desempenho de referência na sua classe

O vinílico homogéneo é o material icónico e duradouro de referência para os arquitetos e engenheiros que procuram um produto de elevado desempenho capaz de superar as expectativas.

Os produtos iQ são fabricados com os melhores materiais, de modo a contribuírem para criar ambientes saudáveis. A sua composição compacta possui a resistência e a durabilidade necessárias para superar as condições mais difíceis, sendo uma das razões pelas quais é frequentemente utilizado em situações de elevado desgaste, como hospitais, escolas e outros espaços sociais.

A natureza dos materiais permite uma instalação e reparação perfeitas, recorrendo a um sistema exclusivo de limpeza a seco para manutenção e restauração. A sua superfície selada e o tratamento único proporcionam a melhor proteção contra marcas e manchas disponível no segmento de mercado.

.

Verdadeiramente multifuncional

Concebido para os espaços mais exigentes.

  • Minimização do impacto sonoro para limitar o ruído e proporcionar melhores condições habitacionais.
  • Resistência antiderrapante tanto para calçado como para pés descalços, sobretudo em áreas húmidas.
  • Redução da descarga estática, eletroestática e elétrica, para assegurar um bom funcionamento do equipamento e, consequentemente, segurança

iQ Granit Acoustic, Granit Safe T, Granit Multisafe (soluções antiderrapantes), e Granit SD e Toro SC (condutores de estática e dissipadores) foram desenvolvidos ara cumprir os mais exigentes requisitos técnicos, sem esquecer a vertente estética.
Estão disponíveis em 14 cores (8 para produtos “multisafe”) que podem ser plenamente conjugadas com as referências iQ Granit e iQ Eminent.

Para um planeamento mais rápido e simples do pavimento, contribuindo para o bem-estar de todos os utilizadores.

.

Criatividade e funcionalidade

As coleções iQ Granit e iQ Eminent contribuem para uma nova abordagem à criação de espaços que atendem as necessidades humanas.

iQ Granit e iQ Eminent oferecem 4 padrões e um esquema de cores totalmente novo. Trata-se de uma fórmula adequada para todo o tipo de espaços, que cria novas harmonias e assegura um design inclusivo e padrões uniformes para ambientes utilizados por pessoas que vivem com demência.

A coleção iQ Granit apresenta um novo design. Ao mesmo tempo que conserva o caráter único do pavimento Granit a nova coleção apresenta agora um toque contemporâneo e moderno, com um design de mestria impressionante e texturas acolhedoras. As cores clássicas tornaram-se mais claras para transmitir um ambiente fresco e harmonioso perfeitamente adequado ao iQ Eminent.

Com o seu design de pedra natural polido e aprimorado, o pavimento iQ Eminent oferece uma nova paleta de tons, com uma abordagem sofisticada e abrangente. Esta coleção é ao mesmo tempo discreta e ousada, promovendo o design biófilo e permitindo a criação de espaços que têm em mente o bem-estar.

As coleções estão divididas em 4 famílias de cor que podem ser facilmente combinadas entre si sendo igualmente atrativas quando usadas individualmente; Oxide, Argil, Lichen e Basalt.

Credenciais de sustentabilidade

Reinventar a história

Na Tarkett, estamos empenhados em fomentar uma economia circular sustentável capaz de gerar valor para todos, fechando o círculo ao desperdício, preservando os recursos naturais e reduzindo o impacto nas alterações climáticas. A partir da nossa sede em Ronneby, na Suécia, integramos nestas coleções toda a inovação sustentável ao nosso dispor, de modo a prolongar a vida útil de cada produto, reinventando a história para o presente e também para o futuro. O conceito do vinílico homogéneo surgiu aqui há 50 anos, com a ideia de dar às pessoas os melhores materiais possíveis para melhorar a vida e manter, ao mesmo tempo, o respeito para com o planeta e os seus recursos. Agora reinventámos o conceito e tornámo-lo ainda melhor, pelas pessoas e pelo planeta.

Sustentabilidade no pavimento de vinílico homogéneo

Um percurso sustentável

Os pavimentos iQ Granit e iQ Eminent são criados de acordo com as normas de saúde e sustentabilidade definidas pelos princípios Cradle to Cradle®, o que significa investir em materiais com credenciais ecológicas, que contribuem ativamente para ambientes mais saudáveis (plasticizantes livres de ftalatos, sem biocidas e um nível de emissões de COV extremamente baixo). O seu impacto na saúde foi avaliado de modo independente por um laboratório externo (EPEA) e os resultados estão disponíveis nas Declarações de Saúde dos Materiais (MHS).

Além disso, a sua construção física e a manutenção dos materiais garantem uma durabilidade prolongada. São estes os fatores-chave para avançar em direção a um futuro sustentável.

Os pavimentos iQ Granit e iQ Eminent são fabricados na nossa unidade de produção de Ronneby, na Suécia, onde 100% da energia consumida é proveniente de fontes renováveis, com a produção a funcionar a um nível de 99,5% em “círculo fechado” para a água e a gerar 0% de resíduos para aterros.

A reciclagem é um dos pilares do nosso empenho em reduzir o nosso impacto ao nível dos recursos. Aplicamos um esquema de reciclagem completo, em que os resíduos de produção, de instalação e os pavimentos pós-utilização são recuperados novamente para a produção transformando-se em pavimento novo.

Inovação circular

As coleções iQ Granit e iQ Eminent remodeladas são fiéis aos princípios da economia circular. Isto permite-lhe alcançar níveis elevados de sustentabilidade e obter Certificados Green Building como LEED, WELL e BREEAM ao usar os pavimentos iQ Granit e iQ Eminent.

As nossas equipas de inovação desenvolveram uma solução única para reciclar pavimento de vinílico homogéneo pós-consumo livre de ftalatos na nossa unidade de produção em Ronneby, Suécia, através do nosso programa ReStart..

iQ Granit e iQ Eminent já são compatíveis com ReStart!

Quando comparada com o envio dos desperdícios para aterros, a reciclagem de 1 m² de pavimento de vinílico homogéneo iQ (iQ Granit) permite poupar perto de 4 kg Co2eq/m2, o que equivale a duas viagens de ida e volta de Paris para Nova Iorque para um passageiro.

Reduza ainda mais a sua pegada de carbono

Mediante pedido, podemos também produzir iQ Granit e iQ Eminent com vinílico bio-atribuído - Biovyn™- substituindo as matérias-primas de origem fóssil por biomassa renovável derivada de resíduos de madeira, obtida em florestas de gestão sustentável da Finlândia, não competindo assim com a produção alimentar, graças aos princípios do equilíbrio de massa. O equilíbrio de massa é um método de cálculo que garante que a quantidade de produção de base biológica resultante do processo é equivalente à matéria biológica de partida. Estes dados são certificados por uma entidade externa, a RSB (Roundtable on Sustainable Biomaterials), de forma a garantir total transparência e rastreabilidade.

Os produtos mantêm um nível de qualidade elevado equiparável à versão standard, no que diz respeito às características técnicas e de manutenção, e podem ser recuperados e reciclados após a utilização, transformando-se em produtos novos. Os pavimentos iQ Granit e iQ Eminent com vinílico bio-atribuído oferecem uma maior redução das emissões de gases com efeito de estufa quando comprado com as gamas standard.

Coleções