Reciclar para um fabrico mais sustentável

Reciclagem

Os nossos pavimentos merecem uma segunda vida.

Reciclar os recortes de produção e instalação de vinílico e linóleo é fácil. Estes são pedaços limpos e bons de material que vão diretamente para reciclar. Fácil. Mas como reciclar pavimento usado quando este chega ao seu fim de vida? Muitas vezes coberto de cola, pedaços de cimento e outros resíduos químicos de anos de uso e, mais importante, como os reintroduzir na nossa cadeia de fornecimento com 100% de garantia de segurança? Isso sim, é um desafio! Mas é um objetivo ao qual estamos a chegar. Nós ecoprojetamos os nossos produtos com o fim de vida em mente, por exemplo, desenvolvendo soluções livres de cola que promovem uma reciclagem fácil. As nossas equipas de reciclagem estão também continuamente a desenvolver novas formas inovadoras de reciclar cada vez mais materiais nos nossos oito centros dedicados à volta do mundo.

Reciclar na Tarkett 5

Por exemplo, desenvolvemos técnicas pioneiras que limpam, trituram e reciclam vinil homogéneo colado pós-utilização anteriormente inutilizável* (circuito fechado). Isto é algo que nenhum outro fabricante europeu de pavimentos pode dizer e é uma mudança de jogo. Transformamos restos de instalação de linóleo em pó, que representa 10% dos 36% do conteúdo reciclado do linóleo novo e estamos a explorar novas maneiras de separar o pavimento de linóleo pós-utilização da cola para garantir que é reaproveitado dando origem a um novo produto.

ReStart Programa de Reciclagem da Tarkett

Também desenvolvemos algumas técnicas únicas para transformar mosaicos de alcatifa antigos em novos, graças ao nosso método inovador de separar o fio do apoio, fazendo com que ambos os materiais sejam 100% recicláveis. Graças à nossa parceria com a Aquafil, conseguimos fechar completamente o ciclo em alcatifas, reciclando o fio recuperado em novo fio de alta qualidade, pronto a ser usado. Reciclar é colaborar, e é por isso que se um material não puder ser reciclado em segurança para pavimentos, procuramos parceiros noutras indústrias que o possam utilizar de forma diferente.

Parece impressionante? Talvez. Mas vemos isso mais como senso comum. Porque enfrentar as alterações climáticas e a escassez de recursos é algo imperativo que exige compromisso com a economia circular. E na Tarkett estamos completamente a bordo. Ao escolher uma solução de pavimento da Tarkett, está a escolher uma empresa com um percurso comprovado de esquemas de reciclagem pioneiros e soluções de reciclagem inovadoras. Paz de espírito é saber que a sua escolha foi uma boa escolha..

* Pavimento vinílico Homogéneo produzido desde 2011

Fazer escolhas conscientes. Para as pessoas e o planeta.
Tarkett Human-Conscious DesignTM.

 

Seleção circular

A nossa Seleção Circular exemplifica os princípios que estão no centro do nosso caminho rumo à economia circular – eliminar resíduos e poluição, manter produtos e materiais em uso e regenerar sistemas naturais.
Tornámos os pavimentos sustentáveis mais fáceis para si, ao sermos pioneiros em tecnologias de reciclagem pós-utilização, para fechar o ciclo dos nossos produtos e reunir os nossos heróis da sustentabilidade numa coleção abrangente.

Creation pelo estúdio de Design Note com pavimento iQ surface

Artigos em destaque

ReStart®

Descubra mais sobre o nosso programa de recolha e reciclagem ReStart®. Leia mais aqui.
Read more

 

 

Faça download do nosso relatório de sustentabilidade

Mais histórias sustentáveis

Economia circular

Estamos comprometidos em criar uma economia circular. Fechar o ciclo em desperdício, preservar recursos naturais e reduzir o impacto nas alterações climáticas.

Bons materiais

Testagem científica implacável de materiais e transparência radical para a sua paz de espírito.

Qualidade do ar interior

Liderar o caminho em Qualidade do Ar Interior, para que possa respirar facilmente.