Reciclagem. Boa em teoria, melhor na realidade

Reciclagem. Boa em teoria, melhor na realidade

A reciclagem de desperdícios de instalação tem sido possível há alguns anos; reciclar pavimento com cola pós-utilização é o verdadeiro desafio. Agora, com tecnologia avançada, a Tarkett está a mudar o jogo, dando aos clientes na Europa, uma oportunidade única de reciclar pavimento homogéneo com cola pós-utilização, reduzindo as emissões de carbono, prevenindo o desperdício e construindo uma nova dinâmica nos seus objetivos de sustentabilidade. E não são apenas teorias. O pavimento será reciclado e transformado em matéria-prima para novos produtos. Os clientes podem agora contribuir ativamente para a nossa ambição de criar pavimento com ainda mais conteúdo reciclado. Lançada na Escandinávia, Alemanha e França, a tecnologia pioneira funcionará no âmbito do programa de recolha e reciclagem ReStart® da Tarkett. Inicialmente irá cobrir pavimento homogéneo pós-utilização produzido depois de 2011, o que significa que o pavimento está livre de ftalatos, um tipo de plastificante que já não é utilizado nos pavimentos da Tarkett.

Recolher pavimento homogéneo usado para reciclagem

Um avanço tecnológico

A nova tecnologia de separação e reciclagem da Tarkett superou os desafios da reciclagem de pavimento homogéneo pós-utilização. Nas nossas instalações de reciclagem de Ronneby, Suécia, o pavimento, pode ser granulado, lavado para remoção de resíduos e cola, seco e reciclado em segurança em novo pavimento vinílico. O processo de reciclagem é extremamente eficiente em termos de recursos, pois cada metro quadrado de pavimento pode ser reciclado em matéria-prima suficiente para produzir um metro quadrado de novo pavimento. Esperamos reciclar 8,500 toneladas ou 3 milhões de metros quadrados de pavimento até até 2025, com vista a continuar a aumentar este número.
"Este é o resultado de um esforço colaborativo da Tarkett para voltar a projetar pavimento vinílico circular, para que, desta forma, os nossos clientes possam beneficiar de serviços alargados de reciclagem de pavimento e pavimento circular," diz Benjamine Proisy, EMEA Sustainability director. “Faz tudo parte da nossa jornada de sustentabilidade e da nossa ambição para ajudar a nossa empresa e clientes a mudarem para uma economia circular e reduzir o nosso impacto de carbono."

Dois operadores a falar no nosso centro de reciclagem em Ronneby, Suécia

O que significa isso para os nosso consumidores?

  • Reduzir as emissões - Reciclar pavimento vinílico ajuda a reduzir emissões de carbono ao evitar a utilização de energia requerida para extrair e processar matéria-prima virgem e as emissões da incineração e depósito em aterros. A reciclagem de 1m2 de vinílico homogéneo iQ pós-utilização poupa 9.8kg de CO2.

 

  • Redução de desperdício - Corte no desperdício na sua jornada em direção a zero desperdício em aterros e poupança nos custos de descarga.

 

  • Pavimento circular - o pavimento vinílico pode ser efetivamente reciclado até oito vezes**. Por isso poderemos aumentar o conteúdo reciclado nos nossos produtos, dando-lhe um pavimento mais sustentável. O nosso objetivo é de incluir 30% de materiais reciclados por volume nos nossos produtos até 2030.

 

  •  Edifícios verdes - Ao reciclar e comprar pavimento com conteúdo reciclado, está um passo mais próximo de atingir certificações verdes de edifícios.
     
  • Um serviço eficiente de recolha e reciclagem - Podemos recolher o seu pavimento através do nosso programa de recolha e reciclagem ReStart®. Já recolhemos 109.000 toneladas de pavimento pós-utilização e pós-instalação globalmente, incluindo pavimento vinílico, entre 2010 e 2020.
Operador ReStart no nosso centro de reciclagem em Clervaux

Como funciona?

Tornámos o processo fácil e livre de complicações para os nossos clientes. Contacte o seu representante local da Tarkett para assinar uma convenção ReStart®. Iremos, depois, validar se o seu pavimento é elegível para reciclagem e recolhê-lo-emos através do ReStart®.

O que vem a seguir?

Iremos escalar a nossa oferta para que possa reciclar diferentes tipos de pavimento, enquanto alargamos o âmbito do nosso programa até 2025 e adiante, permitindo-lhe fazer mais progressos nos seus objetivos. E continuaremos a otimizar o processo de reciclagem também, para podermos ir mais longe e mais rápido, juntos.


* A metodologia de cálculo baseia-se no cenário de incineração e na coleção comum iQ da Tarkett com um peso de superfície de 2,75 kg/m2 Os valores baseiam-se na ERFMI genérica DAP5 para pavimentos vinílicos homogéneos com um peso de superfície de de 3,25 kg/m2. Os valores do ERFMI foram recalculados tendo em conta a diferença de peso em comparação com o produto exemplo. ERFMI, DAP genérica "Revestimentos de pavimento de policloreto de vinílico homogéneo de acordo com o EN ISO 10581", Página 5, número de declaração DAP: DAP-ERF-20180176-CCI1-EN
https://ibu-epd.com/veroeffentlichte-epds/
**Vinyl Plus https://vinylplus.eu/recycling/a-smart-material/sustainable-recyclable

Fazer escolhas conscientes. Para as pessoas e o planeta.
Tarkett Human-Conscious DesignTM

Related collections