Pioneiros na reciclagem pós-utilização: uma história com a IKEA
Hoje, retalhistas e negócios em todo o mundo procuram soluções de pavimento sustentáveis e que ajudem na redução das emissões de carbono, reduzam o desperdício e alcancem ambições de edifícios sustentáveis. Com o nosso compromisso de longa data em combater as alterações climáticas e mudar para uma economia circular, somos pioneiros na reciclagem de pavimento pós-utilização na Europa. A ação coletiva é essencial para alcançar as nossas ambições. Por isso, foi um gosto colaborar com a IKEA em Estocolmo para transformar pavimento homogéneo usado Tarkett da sua loja Kungens Kurva, em novo pavimento.
Circular innovation in motion
Recolhemos 10,000m2 de pavimento vinílico usado da loja de armazém através do nosso programa de recolha e reciclagem de pavimento ReStart®, e processamo-lo nas nossas instalações de reciclagem em Ronneby (Suécia). Aí, depositámos o pavimento, e limpámos os resíduos de cola e cimento, processando a totalidade do vinílico sobrante em matéria-prima de alta qualidade para novos pavimentos seguindo o nosso próprio processo interno inovador. Incorporámos o material reciclado resultante - juntamente com a matéria-prima - em pavimento durável e de alta performance para a loja IKEA em Jönköping. No total, estima-se que este projeto amigo do ambiente tenha poupado perto de 100 toneladas de emissões de CO2. Isto é equivalente à quantidade de carbono capturado por 5500 árvores plantadas durante 10 anos.*
"Temos o objetivo ambicioso para a IKEA se tornar circular até 2030", diz Jonas Carlehed, Sustainability Manager IKEA Retail Suécia. "Isto significa prolongar a vida útil de tanto dos materiais como dos produtos. Reciclar pavimento antigo de uma loja e usá-lo como matéria-prima para novos pavimentos noutra, beneficia a nossa empresa, os nossos clientes e o planeta."
Compreender a redução de carbono
Reciclar evita a necessidade de descarte de desperdício e a extração de matéria-prima virgem para novos produtos, reduzindo as emissões de carbono. O nosso projeto de pavimento circular para a IKEA poupou emissões de carbono ao evitar a necessidade de produzir matéria-prima de zero (5.36kg CO2eq/m2 poupados**) e a incineração de pavimento antigo (4.23kg CO2eq/m2 poupados). Isto resulta numa poupança de 9.6kg CO2eq/m2. Para uma área de 10,000 m2, isto resulta numa poupança climática de 96 toneladas de CO2eq. O transporte dos materiais em camião entre Estocolmo e Ronneby emite cerca de 2 toneladas de CO2***. O processo de limpeza em Ronneby funciona com eletricidade sem fósseis e resulta em emissões climáticas negligenciáveis. A poupança climática total deste projeto ascende assim a 94 toneladas de CO2.
*Calculado usando o https://www.epa.gov/energy/greenhouse-gas-equivalencies-calculator. ** Baseado em números verificados por terceiros DAP N° S-P-01346. *** Baseado no transporte de camiões pesados de 30 toneladas de material para 550 km que emitem 120 gramas de CO2 por tonelada-quilómetro, de acordo com o Trafa Rapport (2015:12)