Seleção Circular da Tarkett inspirou artista Gustav Winsth a criar a Cross Section

Seleção Circular da Tarkett inspirou artista Gustav Winsth a criar a Cross Section

18 De Maio De 2022

Vencedor* de "Ung Svensk Form”, Gustav Winsth criou a Cross Section, uma série de objetos feitos com produtos da Seleção Circular da Tarkett exibidos durante a Stockholm Creative Edition. Os materiais foram montados por camadas e mostrados como secções cruzadas, o que inspirou o nome da exposição. A exposição consiste numa prateleira, um banco, um divisor de espaço e uma taça feitos a partir materiais dede vinílico reciclado das coleções iQ Granit e iQ Eminent. As peças foram criadas com um software 3D e produzidas pela equipa técnica da Tarkett em Ronneby.

Quando criou a Cross Section, Gustav queria criar objetos tridimensionais que capturassem formas orgânicas, através do uso de materiais bidimensionais. Foram utilizadas diferente técnicas de montagem para fazer cada produto, mas o denominador comum é que cada material foi montado por camadas como secções cruzadas.

Nada fica vazio. Os produtos ocupam espaço. Eu quero que os visitantes descubram novos lados dos materiais, vejam como eles se juntam e sejam, esperemos, inspirados a usá-los de novas formas” diz Gustav Winsth.

Maximalist design and sustainable materials

Cross Section é uma mostra de design maximalista, como reação ao minimalismo escandinavo. Os materiais recicláveis inspiraram Gustav a maximizar o volume, técnica e cor, que continuam fiéis ao seu estilo. Os produtos podem ser separados e todos os seus componentes podem ser, então, reciclados - algo que Gustav queria mostrar no design. A prateleira consiste em cen camadas de iQ Eminent cortado em tamanhos diferentes e montados como uma topografia. A taça, que foi enchida com grãos reciclados, é feita de múltiplas camadas de iQ Granit em 12 cores diferentes.

A esposição está disponível no Tarkett Ateljé, Rosenlundsgatan 40, Estocolmo, e começa durante a Stockholm Creative Edition, de 18 a 21 de maio.

* Ung Svensk Form é um prémio anual e uma exposição para jovens designers suecos iniciados pelo Svensk Form. O projeto foi criado com o objetivo de aumentar o conhecimento e alargar o âmbito do novo e inovador design sueco.