Pavimento sustentável para hospitais
A sustentabilidade e a responsabilidade ecológica são agora requisitos a cumprir ao projetar um hospital. O tema é fascinante e complexo. Os hospitais já estão sujeitos a muitas restrições técnicas e regulamentares, bem como a desafios sociais e económicos. Entretanto, as preocupações ambientais exigem que avancemos ainda mais e identifiquemos novas formas de alavancar e reduzir a pegada de carbono global dos edifícios.
Emissões de CO2
Os acabamentos do pavimento representam menos de 10% das emissões de carbono incorporadas* de um edifício de prestação de cuidados de saúde, atualmente estimadas em 1000 kg eq. CO2/m2 ao longo de todo o seu ciclo de vida útil**.
Ainda assim, temos de fazer a nossa parte para alcançar a neutralidade carbónica. Há vários anos que a Tarkett está empenhada nesta questão particularmente relevante para nós. Adotámos uma abordagem de “círculo virtuoso” ao longo de todo o ciclo de vida útil dos nossos produtos.
Para ajudá-lo a entender o panorama geral e a tomar as decisões certas, resumimos aqui os critérios que melhor o ajudarão a reduzir a pegada de carbono dos seus edifícios ao escolher as suas soluções de pavimento.
Fatores cruciais na escolha de pavimento de baixo carbono
Estes cinco fatores cruciais devem orientar a sua escolha de materiais, de modo a reduzir a pegada de carbono global de um edifício.
- Fabrico: reduzir a pegada de carbono durante a produção
- Durabilidade do produto: evite substituições desnecessárias
- Manutenção: pode representar até 80% da pegada de carbono de um pavimento
- Reciclagem no fim de vida útil: 1m² de pavimento vinílico homogéneo iQ = 11,8 kg CO² eq
- Política do fabricante: compromisso a longo prazo, transparência e promoção da economia circular
1. Design eco e fabrico
1. Promover os Princípios C2C
Fazer do design ecológico o centro do seu projeto de saúde.
Os princípios Cradle to Cradle® implicam manter todos os materiais em utilização durante o máximo de tempo possível e transformá-los em novos quando os produtos chegam ao fim da respetiva utilização. Desde 2011 que a Tarkett aplica os princípios Cradle to Cradle® na conceção de soluções de pavimentos e paredes.
Como o fazemos?
Bons materiais
Os produtos são concebidos, desde o início, com materiais mais saudáveis que possam ser recuperados, reciclados e transformados em produtos novos. Este compromisso para com bons materiais também nos leva a eliminar dos nossos produtos qualquer substância, como os ftalatos. Também removemos os biocidas para reduzir os riscos associados ao aumento da resistência bacteriana. Oferecemos soluções com COV ultrabaixos.
2. Favorecer o fabrico com baixo teor de carbono
Ao nosso nível, combatemos as alterações climáticas procurando reduzir as nossas emissões de gases com efeito de estufa. As nossas principais estratégias são:
- Otimizar o nosso consumo de energia e desenvolver a utilização de energias renováveis. Esforçamo-nos também por preservar os recursos naturais sempre que possível e implementámos um sistema de reutilização de água de circuito fechado em muitas das nossas fábricas.
- Aumentar o conteúdo reciclado dos nossos produtos. O nosso objetivo é alcançar 30% do conteúdo reciclado para todos os nossos produtos até 2030, porque os materiais reciclados consomem menos energia do que a extração e transformação de materiais virgens.
- Aprovisionamento de matérias-primas renováveis, de baixo carbono. É por este motivo que o nosso vinílico bio-atribuído da próxima geração utiliza biomassa renovável como combustível, em vez de recursos fósseis.
iQ Natural: Uma das pegadas de carbono mais baixas do mercado
A fórmula inovadora e pioneira da nossa gama iQ Natural aborda estes desafios. Tem uma das pegadas de carbono mais baixas de qualquer solução de pavimento resiliente no mercado, ... O iQ Natural foi concebido para durar décadas, cumprindo os requisitos de sustentabilidade e desempenho na área dos cuidados de saúde.
2. Durabilidade
Um produto dito "verde" que precisa de ser substituído a cada 5 anos, em vez de a cada 20, acaba por não ser assim tão ecológico a longo prazo. Se tiver de ser substituído com frequência, no final todos perdem, incluindo o planeta
Elizabeth - Engenheira Hospitalar
1. Uma solução sustentável é uma solução que dura ao longo do tempo: um pavimento ou revestimento de parede com um desempenho duradouro
Ao tomarmos uma decisão de compra, focamo-nos muitas vezes apenas na compra inicial, mas existem muitos outros fatores a considerar, como a durabilidade e a vida útil do produto, os requisitos de limpeza e manutenção, e a possibilidade de reparação. Trata-se de considerações essenciais num ambiente de cuidados de saúde, onde a garantia de desempenho ao longo do tempo é essencial. Também são cruciais para reduzir a pegada de carbono em ambientes de cuidados de saúde , uma vez que substituições desnecessárias significam emissões de carbono evitáveis, por exemplo.
2. Duradouro significa também reparável
As reparações prolongam a vida útil de um produto, otimizam o seu investimento inicial e evitam substituições desnecessárias que emitem carbono. Reparar, em vez de substituir, também reduz as emissões de CO2, limitando a produção de mais pavimentos e revestimentos.
Alguns pavimentos vinílicos, como as nossas gamas iQ, permitem a restauração da superfície e reparações em caso de danos.
iQ: Desempenho excecional e manutenção reduzida
Os nossos pavimentos homogéneos iQ cumprem todos esses requisitos, com uma das emissões de carbono mais baixas do mercado. Pavimento suave e fácil de limpar, cumprindo os mais elevados padrões de limpeza. Foi concebido para durar décadas e requer muito pouca manutenção durante a sua vida útil, o que significa um baixo custo total de propriedade. A técnica de limpeza a seco compatível também restaura a superfície apenas através do polimento. Esta técnica prolonga consideravelmente a vida útil dos pavimentos. Em comparação com um pavimento vinílico standard, a nossa gama iQ oferece uma redução de 45% a 50% nas emissões de CO2 por m2 ao longo de 60 anos de utilização.
3. Manutenção
A manutenção adequada das superfícies é essencial num ambiente hospitalar. Este facto é o mais presente na mente de todos desde a crise sanitária da COVID-19, que realçou verdadeiramente a importância de protocolos de limpeza rigorosos na prevenção da disseminação dos germes.
A facilidade de manutenção também pode ter um impacto ecológico significativo ao longo da vida útil de um produto. A manutenção simples é, por isso, um fator-chave para a sustentabilidade. Para reduzir o impacto ambiental relacionado com a manutenção, os materiais devem ser:
← Altamente laváveis,sem necessidade de protocolos de limpeza específicos, reduzindo a utilização de detergentes
← Resistentes a químicos e à utilização repetida de desinfetantes e higienizadores de mãos
← Bacteriostáticos, sem biocidas
4. Reciclagem no fim de vida útil
Selecionar um pavimento implica também planear o fim de vida útil do mesmo
O produto é reutilizável? E reciclável? Irá simplificar a gestão de resíduos no estaleiro de obra? A Tarkett pode ajudar.
1. Dar prioridade à reciclagem no final da vida útil
A reciclagem de materiais usados é uma das formas mais eficientes de combater o aquecimento global. A Tarkett facilita a reciclagem dos seus pavimentos em todas as fases do respetivo ciclo de vida, com um programa de recolha de resíduos para remover desperdícios pós-instalação e pavimento pós-utilização. Tratamos diretamente da reciclagem, para garantir que estes materiais descartados se tornam, mais uma vez, matérias-primas de alta qualidade.
2. Participe no nosso programa de recolha e reciclagem ReStart®
Para ajudar os estabelecimentos de saúde a instituírem uma economia circular e reduzirem a sua pegada de carbono, oferecemos uma reciclagem de círculo fechado para pavimento de vinílico homogéneo colado pós-utilização, tais como a nossa gama iQ, para os transformar em produtos novos. Somos o primeiro fabricante a oferecer este serviço, um verdadeiro desafio tornado possível graças a uma técnica de separação e reciclagem inovadora desenvolvida pela Tarkett.
O nosso programa ReStart® convida todos os nossos clientes a envolverem-se e a juntarem-se a nós para fechar o círculo do pavimento de modo a diminuir o seu impacto, reduzir o desperdício e obter certificações de edifícios ecológicos.
5. Transparência
Na Tarkett, quando dizemos que estamos empenhados em oferecer aos nossos clientes materiais da mais alta qualidade, que contribuem para um ambiente melhor e mais saudável, falamos a sério. E, para nós, isso significa poder comprová-lo, utilizando métodos científicos e depois partilhando detalhes abrangentes. Fazemo-lo com total transparência, ao mesmo tempo que nos esforçamos constantemente para melhorar os resultados anteriores.
1. Insistir na transparência total
Esta filosofia levou-nos a produzir Declarações Ambientais do Produto (EPD) e Declarações de Saúde do Material (MHS) altamente detalhadas, ambas aferidas por entidades terceiras.
As EPD baseiam-se na análise de todo o ciclo de vida de um produto, destacando o impacto ambiental de um produto até ao fim da respetiva vida útil e sendo uma parte essencial da estratégia sustentável da Tarkett para otimizar a sua pegada ambiental.
Uma MHS é uma declaração científica que avalia quaisquer potenciais riscos para a saúde associados aos materiais utilizados num produto. E, ainda assim, a Tarkett é a única empresa na nossa indústria a preencher e distribuir MHS para os seus produtos.
Vai construir um hospital novo?
Estamos aqui para o ajudar a identificar e quantificar oportunidades de sustentabilidade no seu projeto de um estabelecimento de saúde, proporcionando-lhe a tranquilidade e a confiança de que fez as escolhas certas para as pessoas e para o ambiente. E agora podemos também ajudá-lo a calcular a pegada de carbono do seu projeto.