
Certificação de construção ecológica LEED
O que é a LEED?
LEED é a sigla de Leadership in Energy and Environmental Design, que significa Liderança em Energia e Design Ambiental. Trata-se de um sistema de classificação desenvolvido pelo United States Green Building Council (USGBC) para avaliar o desempenho ambiental dos edifícios e encorajar práticas sustentáveis de design e construção. A certificação LEED é atribuída a edifícios que cumpram critérios específicos de eficiência energética, conservação da água, qualidade do ar interior e outras práticas sustentáveis.
.
Certificação dos EUA
Tendo sido fundada originalmente nos EUA, a LEED foi adotada por muitas organizações e governos internacionais como norma para a conceção e construção sustentáveis dos edifícios.
Cobertura mundial
O USGBC reporta mais de 103 500 projetos com certificação LEED em 180 países e territórios em todo o mundo. Isto inclui mais de 24 mil milhões de metros quadrados de espaço certificado.
Versões específicas do país
Em alguns países, existem também adaptações locais da LEED, de forma a levar em consideração práticas e regulamentos regionais de construção, como a LEED Canada, por exemplo.
Critérios de avaliação
O sistema de classificação LEED avalia edifícios em várias categorias, incluindo o seguinte:
- Processo integrado — a capacidade combinada dos sistemas no local de garantirem qualidade, valor e resultados equitativos.
- Localização e transporte — disponibilidade de opções de transporte sustentáveis, como infraestruturas para transportes públicos e bicicletas.
- Locais sustentáveis — gestão de águas pluviais, utilização de energia renovável e preservação dos habitats naturais.
- Eficiência da água — a forma como o edifício utiliza a água.
- Energia e atmosfera — o desempenho energético do edifício e a utilização de energia renovável, como a energia solar ou eólica.
- Materiais e recursos — a aquisição e utilização de materiais no edifício, incluindo a função dos materiais reciclados.
- Ambiente interior — a qualidade do ar do edifício e os níveis de conforto da iluminação, da temperatura e do ruído.
O total de pontos obtidos em cada categoria determinam a certificação LEED do edifício, que vai de Certificado a Platina.


Como obter a LEED
A obtenção da certificação LEED envolve um processo exaustivo e rigoroso que inclui, habitualmente, os seguintes passos:
-
Registar o projeto: o proprietário do edifício regista o projeto no USGBC para dar início ao processo de certificação LEED.
-
Definição de metas e objetivos: a equipa de projeto estabelece metas e objetivos de sustentabilidade e identifica os créditos e pré-requisitos LEED.
-
Criar e construir o projeto: a equipa de projeto cria e constrói o edifício com funcionalidades e estratégias sustentáveis que cumprem os créditos e pré-requisitos LEED escolhidos.
-
Documentar e submeter o projecto para avaliação: a equipa de projeto documenta os seus esforços e submete a documentação necessária para avaliação.
-
Avaliação e certificação: o USGBC revê a documentação do projeto e atribui a certificação num de quatro níveis: Certificado, Prata, Ouro ou Platina.
-
Manter e melhorar o desempenho: o proprietário do edifício mantém e melhora o desempenho do edifício através da monitorização da energia, da água e de outras métricas do edifício e da implementação de estratégias de sustentabilidade contínuas.
Projetos com certificação LEED
- Nome do cliente > Banco A Caixa – The Ó Building
- Localização > Barcelona, Espanha
- Produto Tarkett > DESSO Metallic Shades e AirMaster Tones
- Área de superfície > 10 000 m2
- Certificação obtida > LEED Excelente
- Tipo de edifício > Escritórios
- Equipa de projeto > Bardaji Capdevila Management (arquitetos e gestores de projeto)s), STATIC Ingeneria (engenheiros de estruturas), PGI Engineering (engenheiros de instalações)