Economia circular em movimento: A cortar no carbono através de fabrico limpo, bons materiais e reciclagem
As alterações climáticas são o maior desafio que a humanidade enfrenta hoje. Enquanto a Europa se esforça para ser climaticamente neutra até 2050, com o objetivo de cortar as suas emissões de gases de estufa (GHGs) em 50-55%, a economia circular é uma parte chave da solução. E, em particular, com 67% de GHGs dos GHGs globais vindos da extração, processamento e fabrico de bens, a mudança para sistemas de produção e consumo mais eficientes e regenerativos é vital.
Na Tarkett, vemos a economia circular como a nossa melhor oportunidade de reduzir o nosso impacto de carbono e enfrentar as alterações climáticas. É por isso que estamos continuamente a trabalhar para melhorar cada fase do ciclo de vida dos nossos produtos. Ao projetar o desperdício e poluição, otimizando os nossos materiais, promovendo um fabrico mais limpo e mantendo os produtos e materiais em uso, estamos a evoluir em direção a um futuro baixo em carbono.
Dentro da nossa fábrica de linóleo em Narni
"A nossa fábrica de linóleo em Narni, Itália, é um primeiro exemplo desta estratégia em movimento. Lá, criamos pavimento de linóleo 100% reciclável e sustentável, utilizando 94% de ingredientes naturais que são tanto renováveis como abundantes na natureza, incluindo óleo de linhaça, resina de pinho, farinha de cortiça e madeira, carbonato de cálcio e juta. Estamos a cortar o nosso impacto no clima ao utilizar produção energeticamente eficiente e sustentável, fazendo esforços para criar zero desperdício industrial e, mais importante, reciclando pó de linóleo em novo pavimento de linóleo.
O impacto cumulativo de todas as nossas iniciativas de baixo carbono em Narni tem-nos permitido reduzir as emissões do local em 60% desde 2010. Mais importante, divulgamos o impacto ambiental global dos nossos produtos através dos nossos EPDs, e somos os únicos fabricantes de pavimentos que atingiram a certificação ISO140677 confirmando o nosso progresso na redução de emissões de carbono."
E como é que estamos a lidar com as emissões diretas e indiretas de carbono?
Emissões âmbito 1 - Melhorar a eficiência energética
Estamos a melhorar a eficiência operacional e energética através da nossa fábrica em Narni, identificando a maquinaria e equipamento onde a energia é utlizada mais intensamente e aqueles com maior impacto CO2. Isto tem-nos permitido baixar as necessidades energéticas do processo de produção em 16,8% em 2019, comparando com 2010. Similarmente, melhoramos continuamente o isolamento térmico dos nossos sistemas e edifícios de produção, para reterem calor e reduzirem as nossas necessidades energéticas. Temos também integrado um sistema geotermal e de baixa entalpia no aquecimento e arrefecimento já existentes do edifício do escritório, reduzindo anualmente o consumo de gás em - 91.806m3 e emissão de CO2 em - 124 toneladas.
Emissões âmbito 2 - Aproveitar energia renovável
Utilizamos 100% de eletricidade renovável e geramos 34% das necessidades de energia da nossa fábrica de Narni no local. Isto foi conseguido através de uma combinação de recuperação de calor (reduzindo o nosso consumo anual de gás em - 804.783m3), a nossa caldeira de biomassa (baixando o nosso consumo de gás forno em - 347.000 m3 e emissões de CO2 em 689 toneladas por ano), pó fotovoltaico e o nosso sistema trigeneração, que produz simultaneamente eletricidade, poder de aquecimento e arrefecimento a partir de um único dispositivo. A montagem de sete sistemas de painéis fotovoltaicos em edifícios no local desde 2014 permitiu-nos poupar 300.000 kWh e 120 toneladas de CO2 anualmente e estamos continuamente a melhorar a sua eficiência.
Emissões âmbito 3 - Reciclar para reduzir a pegada de carbono
Em Narni, reciclamos 750 toneladas de linóleo anualmente, fornecendo matéria-prima secundária de alta qualidade para novo linóleo Tarkett. Utilizamos 36% de material reciclado, incluindo 10% de linóleo Tarkett reciclado, juntamente com madeira e cortiça recicladas. No geral, reciclar linóleo ajuda-nos a poupar 1.194 toneladas de CO2 anualmente.
E estamos sempre à procura de colaborar com novos parceiros em formas inovadoras de criar valor a partir do nosso desperdício. Por exemplo, vendemos sobras de produção em pó da nossa coleção de Linóleo Silencio para uma empresa local de embalamento que faz as tampas para proteger os nossos rolos de linóleo durante o transporte, contribuindo para a economia circular.
Encorajamos os nossos clientes a enviarem-nos sobras pós-instalação - que representam 5% dos seus novos pavimentos de linóleo - através do programa de devolução da Tarkett, ReStart®. Narni duplicou a sua coleção de linóleo através do ReStart® desde 2010. Estamos no caminho para atingir 150 toneladas até ao final de 2020. Para continuar esta operação tão carbono-eficiente quanto possível, consolidámos o transporte de sobras nas nossas operações logísticas existentes.
A olhar em frente
Com base nestas conquistas, ambicionamos expandir as nossas iniciativas de eficiência energética em Narni, nomeadamente os esforços de redução de consumo termal e elétrico, enquanto nos esforçamos em reduzir as nossas emissões de CO2 em mais 10% até 2030. Vamos levar os nossos esforços mais longe, para gerar consciencialização entre os nossos clientes sobre a redução de carbono e os benefícios ambientais de gerir sobras através do ReStart®. Finalmente, enquanto os edifícios originalmente equipados com linóleo, são reequipados, estamos a inovar para resolver o desafio global da indústria de reciclar linóleo pós-consumidor, enquanto aumentamos ainda mais a reciclagem de linóleo.
Apenas outra forma de estarmos
Fazer Bem. Juntos.
Saiba mais sobre o compromisso da Tarkett com o combate às alterações climáticas ou veja as nossas coleções de linóleo