Escolha o seu PaísEscolha o seu País
Portugal - Profissionais

Design by Tarkett

Todos os anos a Tarkett enriquece a sua gama de produtos com novos designs, cores e materiais. Assim que a nova gama comercial 2010-2011 é posta à venda, os designers da Tarkett já estão a meio do caminho na criação da nova colecção. Eles explicam como desenham a colecção que os clientes querem.

Os designers

Com a nova colecção 2010-2011 quase a ser posta à venda, os designers da Tarkett por todo o Mundo já estão a meio da criação de uma nova colecção. Cada colecção representa dois anos de pesquisa de informação, desenvolvimento de ideias e criação de novos produtos, tudo com o objectivo, como diz Beatrice Mange, Vice-Presidente Design, da Tarkett: “de produzir colecções que ofereçam uma resposta a todas as aplicações e todos os usos, com a mais vasta gama possível de texturas, cores e padrões”.

Identificação de Tendências

Sandrine Bellavoine lidera o Centro de Estudo de Previsões e Tendências   da Tarkett e é responsável por dar aos designers a melhor informação possível sobre novos desenvolvimentos. Segundo ela, “Desenvolver uma nova colecção é uma colaboração”. Isso significa manter um contacto próximo com grupos que monitorizam tendências internacionais e com outros designers. Além disso, ela visita feiras comerciais - não apenas as da indústria dos pavimentos e construção – mas todos os tipos de design e sectores principais, como a saúde e educação. “São uma oportunidade”, diz, “para compreender os requisitos particulares de determinado ambiente e o papel que as soluções de pavimento podem desempenhar no design global”.

Ponto de vista do cliente

Em alguns casos, como a saúde e a educação, novas pesquisas sobre os efeitos fisiológicos e psicológicos de determinadas cores e padrões pode ter fortes implicações. “Temos plena consciência”, diz Beatrice, “ que em certas áreas é necessário ser extremamente sensível à importância das cores e padrões. Por exemplo, em hospitais, certas cores criam um ambiente que é emocionalmente mais adequado. Ou, certos padrões podem criar distúrbios visuais para pessoas epilépticas. Estes são preocupações centrais dos nossos clientes e temos que garantir que estamos a trabalhar tendo por base a mais recente informação.” Mas no final, a colecção tem que atingir um equilíbrio entre as exigências práticas e o aspecto estético.

Novas inspirações

Em alguns casos, profissionais externos podem também contribuir com ideias diferentes sobre como os produtos podem ser utilizados. Este aspecto tem-se verificado ao longo dos últimos anos, nos quais designers e arquitectos de topo tem explorado o potencial visual e técnico dos vinílicos.

 Isto, por sua vez, teve a sua influência nos designers. “Ver os vinílicos serem usados de novas formas”, diz Sandrine, “é uma inspiração para novos designs. Consequentemente temos desenvolvido e continuamos a desenvolver novos produtos e gamas mais vastas com estilos de design mais moderno. Com um produto tão versátil como o vinílicos residencial da Tarkett, simplesmente não existe limite para os designs que podem ser criados. Natureza, abstractos – aquilo que preferir – é possível reproduzir em vinílicos.“

Design ao seu serviço

Mas é como determinados designs são utilizados que determina o resultado final. Como parte do serviço global da Tarkett, a equipa de design também aconselha sobre como utilizar determinada combinação de cores para o melhor efeito, ou como usar o design dos pavimentos para orientar e direccionar, ou ainda, para criar uma identidade.

A equipa de design também dá resposta a pedidos de designs para determinados produtos. “Recentemente fomos abordados pela nossa equipa de vendas no reino Unido”, explica Sandrine, “porque um inquérito feito demonstrara a necessidade de pavimentos anti-derrapantes com uma gama de designs mais alargada – que não parecessem produtos anti-derrapantes. Queriam algo com um aspecto mais natural, como a madeira, mas que mantivesse determinadas características técnicas.” O design desenvolvido como resposta a este pedido é a resposta ideal para lugares como lares de idade, onde uma atmosfera acolhedora e familiar é essencial, bem como a segurança.

Finalmente, para pedidos específicos, o Serviço Floorcraft Design da Tarkett oferece aos nossos cliente soluções à medida para tornar o pavimento num aspecto central.

Novos produtos

A pesquisa feita pelos designers e o seu contacto com os clientes pode fornecer a informação necessária para criar novos produtos. A equipa de design trabalha de perto com o departamento de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) da Tarkett e  a gestão de produtos está envolvida nos produtos desde a primeira ideia até à sua produção. No caso de vinílicos homogéneos, em que o padrão é parte do processo de produção, este tipo de envolvimento é essencial porque o tipo de design que pode ser produzido é bastante restrito. Contudo, estão, constantemente, a ser desenvolvidas novas técnicas que irão aumentar o número de potenciais designs no futuro.

O factor de sentir bem

Design não se limita ao aspectos dos pavimentos . também é preciso que transmita uma boa sensação. Como Beatrice explica, “É importante que a aparência não crie uma expectativa sobre a sensação que o pavimento transmite ao andar, se depois não corresponder”. Para garantir que isso acontece, cada produto é cuidadosamente analisado no que concerne ao apelo táctil e estrutura da superfície, sendo que os relevos do mesmo são desenhados de forma a criar um design mais realista.

Alargar Possibilidades

Para clientes comerciais, o desempenho pode ser tão importante como um design actual  e que siga as últimas tendências. Do mesmo modo, a certeza de que determinada cor ou design continuará a ser produzida e facilmente disponível é um factor determinante na escolha de um design. Assim, o desafio da equipa de design é criar uma solução de pavimento    que, não só reflicta as tendências mais actuais, mas que incorpore, também, estilos intemporais – e garantir que esses designs possuem funcionalidades pretendidas.

E o futuro para os pavimentos

O que produziu a equipa de design para a estação 2010-2011? “Há um tema comum a todas as tendências do próximo ano”, diz Sandrine “ Os valores ambientais. O ambiente tornou-se numa preocupação central, seja o estilo natural, tecnológico, simples ou elaborado. Isso reflecte-se não só no aspecto do pavimento, mas também nas fórmulas do produto, nos tratamentos de superfície e nas técnicas de produção.”

Entretanto, de volta à colecção do próximo ano!

Cozinhar com a Tarkett

Parte do grande potencial dos vinílicos da Tarkett pode ser visto numa exibição criada por Aurelie Nangniot, Responsável de Design do Linoleum. Denominada “Culinária Tarkett”, toda a comida nesta cozinha – bolos, chocolates, doces, bolachas, marshmallows etc. – é vinílica. “É desenhada”, explica Beatrice Mange, Vice-Presidente Design, da Tarkett, “para permitir a experimentação de novas sensações, e mostrar o vinílicos a partir de uma nova perspectiva, através de todos os aspectos existentes na culinária: brincar, prazer, surpresa, toque, imaginação, contemplação...”.