Escolha o seu PaísEscolha o seu País
Portugal - Profissionais

Está a planear uma renovação Hospitalar?

16/11/2017
Tarkett, pavimentos, cuidados de saúde, ladrilhos de vinil de luxo

Como podem as soluções de pavimento ajudar nestes novos desafios

O envelhecimento da população tem aumentado, assim como o decréscino do investimento público (Estatísticas Saúde da OCDE de 2016) o que fez aumentar o número de desafios no sector da saúde a nível da sua gestão e do seu staff. Os desafios são bastantes diversificados, desde o melhoramento da experìência do paciente até à manutenção de elevados niveis de higienização e optimização do budget ao mesmo tempo que se asseguram um elevado nível de serviço e qualidade do staff. Aqui poderá encontrar os principais desafios que são enfrentados pelos gestores de manutenção e staff, e como a Tarkett poderá ajudar a ultrapassar esses desafios.

Melhorar a experiência do paciente

Tarkett, pavimento, saúde

O primeiro destes desafios é providenciar aos pacientes o melhor ambiente de recuperação possível. Isto significa um ambiente onde os pacientes se sintam bem e possam recuperar mais rapidamente porque, além dos tratamentos médicos que receberão do staff médico, o ambiente em que eles vivem (quarto, bloco operatório, cadeiras de rodas, etc) têm diversos atributos que são essenciais para o bem-estar dos pacientes. Por exemplo, um melhor ambiente de recuperação é um ambiente em qua a qualidade do ar é boa, e em que os pavimentos e paredes não retenham germes nocivos. Pavimentos homogéneos tais como, a Gama iQ ou Linóleo que têm emissões COV muito baixas (< 10 µg/m3) e que portanto contribuem para uma qualidade do ar interior muito saudável. As emissões COV destas gamas estão muito abaixo das normas europeias (< 1000 µg/m3). Os nossos produtos são também produzidos com uma tecnologia livre de ftalatos. Isto significa que só utilizamos plasticizantes aprovados como seguros para embalagens de comida para crianças.

A dimensão estética é de extrema importância para o bem-estar do paciente. As implicações prácticas da cor, padrão, textura e o LRV (Light Reflection Value, que mede a percentagem de luz que uma determinada superfície reflecte) são essenciais para criar interiores com uma influência positiva nas pessoas. Estes factores ajudam a reduzir o stress e ajudam a identificar, unir ou separar espaços. São ainda mais importantes  numa unidade geriátrica, onde o design de interiores é essencial para melhorar o conforto e segurança dos pacientes de Alzheimer e facultar uma orientação fácil em todo o edifício. Também fundamental é a percepção de uma aparência limpa graças a manchas e marcas que são menos visíveis.

Outro aspecto muito importante na recuperação dos pacientes é o nível de ruído. Os pacientes precisam de calma e descanso para recuperarem. Contudo, os hospitais são ambientes ruidosos devido ao constante movimento nos corredores, e o número de pessoas a viver nestas instalações. Os tectos, o pavimento e as paredes podem obviamente contribuir para tornar estes espaços em ambientes menos ruidosos. Por exemplo, alguns pavimentos podem reduzir o nível de ruído até 20 dB.

Por último, o bem-estar dos pacientes também vai depender do quão seguro ele ou ela estão. Os chuveiros por exemplo podem apresentar um potencial de risco acrescido se forem escorregadios ou não tiverem características anti-derrapantes. As nossas soluções específicas de pavimentos para ambientes húmidos são uma boa solução para evitar quedas nas casas de banho dos pacientes.

Optimizando um budget controlado com soluções duráveis e de baixa manutenção.

Melhorar a experiência do paciente é decerto importante mas não podemos esquecer algumas limitações de orçamento que possam existir. As equipas de administração do hospital têm budgets apertados e dois dos aspectos mais importantes que têm de levar em conta ao escolher pavimentos é a sua durabilidade e os seus custos de manutenção, que também incluem os custos com a limpeza. 

Por exemplo, os produtos homogéneos e de linóleo da Tarkett têm uma durabilidade de 20 a 25 anos e são altamente resistentes a abrasões e nódoas, permitindo-lhe reduzir os custos de limpeza e manutenção até 30%, tal como comprovado com a análise da Tarkett sobre o ciclo de vida do produto. Também, o facto dos nossos produtos terem uma superfície de tratamento de PU (poliuretano) significa que os nossos produtos não requerem aplicações de ceras ou decapantes, reduzindo drasticamente os custos de manutenção e tornando mais simples os protocolos de limpeza.

Excedendo padrões quando se trata de higiene com pavimentos experientes e soluções de parede

Tarkett, pavimento saúde, clean room, iQ Eminent, Protectwall 2 CR

Hospitais e instalações na ãrea da saúde são áreas onde é fundamental prevenir risco de infecções. Os materiais usados na construção de um edifício podem ajudar a manter os níveis exigidos de higiene e prevenir o aparecimento de germes, impedindo as doenças de se disseminarem. Pavimentos e paredes são produtos estratégicos para abordar este desafio uma vez que são possíveis meios de transporte de germes, especialmente devido aos químicos e líquidos que podem ser entornados, assim como ao tráfego das pessoas vindas de fora do hospital. Isto também pode acontecer caso o pavimento não seja limpo de forma correcta e com a periodicidade adequada.

Todos os pavimentos da Tarkett excedem os padrões das mais exigentes normas europeias em ambiente de Clean Room.* Este é um nível acima da ISO 5 que é requerido nos ambientes de mais alto risco no segmento da saúde. Disponível também em formatos estático-condutivo e estático-dissipativo, os pavimentos e parede da Tarkett são perfeitamente suaves, impermeáveis e fáceis de limpar.

* Os produtos da gama iQ e o Protectwall 2 CR são classificados ISO 4 e ISO 1 respectivamente.

Soluções integradas para renovações mais fáceis.

Mapa da Sustentabilidade, Tarkett, Sustentabilidade, fornecedor responsável

Está a planear renovar  parte de um hospital ou instalação de saúde? Para um responsável de manutenção, escolher produtos de entre de múltiplas escolhas de diferentes fornecedores, pode ser bastante complicado, exigente e consumidor de bastante tempo, e até caro. Muitas vezes é levado a pensar que este processo é necessário porque nem todos os fornecedores têm os produtos que vão ao encontro das suas expectactivas a nível de durabilidade, design, redução impacto sonoro ou funcionalidade. É por esta razão que a Tarkett oferece soluções integradas  que incluem não só pavimentos, mas também revestimentos de parede e acessórios que possam ser combinados e altamente duráveis. Além disso, a Tarkett é um parceiro responsável. Consideramos que a preservação do ambiente para as gerações futuras é a melhor forma de encarar o negócio. Por esta razão, todas as nossas actividades são construídas em redor de 4 pilares que dirigem a forma como produzimos e conduzimos o nosso negócio.
■ usar bons materiais e que são abundantes, rapidamente renováveis e facilmente reciclaveis.
■ utilizando energias renováveis sempre que possível e implementando estratégias de optimização de recursos.
■ contributo para espaços amigos das pessoas, produtos com baixas emissões TCOV, e finalmente,
■ reutilização de materiais (com o nosso programa Restart®

Partilhar